FALE CONOSCO:
11 3392-2195
11 3392-5196
RECEBA NOSSA LIGAÇÃO AGENDE UMA AVALIAÇÃO

ARTIGOS E NOTÍCIAS
SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS

O segmento de implantes dentários sempre tem novidades que interessam a todas as pessoas. Por isso, a Vital Implantes está sempre buscando informações para que clientes e o público em geral fiquem bem informados e saibam as mais recentes descobertas sobre implantes dentários.

:: Artigo em Destaque

Tenha um novo sorriso permanente em apenas um dia!

Reconstruir seu sorriso completamente em pouco tempo já é uma realidade nos consultórios que investem e acompanham as inovações tecnológicas, como a Vital Odonto, que possui todos os equipamentos e profissionais para realizar a técnica de carga imediata.

Essa é uma opção para quem precisar realizar um implante ou mais, para restabelecer suas funções bucais, mas dispõe de pouco tempo para frequentar o consultório de um odontologista. Todo o procedimento, desde a cirurgia para a instalação dos pinos de titânio até o encaixe da prótese dentária definitiva, pode ser realizado em apenas um dia, sem a necessidade de aguardar o período de cicatrização, como acontece em um processo padrão de instalação do implante dentário.

No máximo em 72 horas, o paciente terá todo o seu sorriso reconstituído, seja uma pequena parte da arcada dentária, ou ela inteira. O implantodontista irá realizar uma série de exames para fazer o planejamento do processo, verificando se a saúde bucal está em condições para passar por um processo intenso como esse. Uma das principais condições para possibilitar a realização da carga imediata é o nível da densidade óssea do paciente, que precisa estar adequado para receber o pino de titânio e toda a estrutura que forma o novo dente.


Quando o paciente não apresenta o volume ósseo adequado, será necessário que o especialista faça um enxerto ósseo antes de iniciar o processo de implante do novo dente, por isso, não é possível realizar todo o tratamento em pouco tempo, mas isso não quer dizer que a pessoa não poderá reconstituir sua arcada dentária. Outro aspecto da saúde bucal que pode impossibilitar a realização da carga imediata é a presença de alguma doença periodontal, já que durante o processo cirúrgico as bactérias presentes na gengiva e que desencadearam a infecção podem chegar até o osso, agravando o quadro.

Caso seja identificada alguma doença na gengiva, o especialista irá prescrever antibióticos e um tratamento específico para recuperar a saúde do tecido antes de realizar a implantação do pino de titânio.  

LEIA O ARTIGO COMPLETO
+

Implantes X Tabagismo

Fumar é um hábito capaz de prejudicar todos os sistemas do corpo humano. Não é possível prever qual região será mais afetada, acarretando em problemas de saúde graves, porém é possível prever quais são os possíveis males que o cigarro pode causar, como o desenvolvimento de um câncer.

A boca é uma das principais áreas danificadas pelo tabagismo, além da formação de tártaro e placa bacteriana, diversos procedimentos podem ser dificultados devido ao consumo de cigarro, como a osseointegração, interferindo no processo de cicatrização inicial de um implante dentário.

A média de consumo de 15 cigarros por dia, por exemplo, impacta diretamente as células que formam a matriz óssea - os osteoblastos - tornando mais difícil o processo de integração do novo implante.

Além disso, a nicotina aumenta o tempo necessário para a cicatrização de uma cirurgia, prejudicando a circulação sanguínea da área, que precisa estar em perfeitas condições para garantir o sucesso do procedimento de implantação de um novo dente, que irá substituir o elemento dental perdido, sendo diretamente encaixado na estrutura óssea da boca.

LEIA MAIS
+

Sorriso novo, cuidados antigos

Os cuidados necessários com os implantes dentários são os mesmos que precisam ser realizados com os dentes naturais. Investir tempo com a higiene oral pode evitar muitas doenças, como cáries e gengivites, além de evitar complicações com o novo implante.

Após ser colocado, a prótese sobre implante precisa ser escovada e higienizada com fio dental para que as placas bacterianas sejam totalmente retiradas. Uma dica é usar creme dental, fita dental e fazer bochecho com antisséptico bucal sem álcool, podendo assim evitar possíveis inflamações ocasionadas por bactérias, como a mucosite peri-implantar, que pode surgir na gengiva ao redor dos implantes.

A falta desses cuidados pode implicar na perda do implante, fazendo com que todo o tempo e dinheiro investido sejam perdidos. Seguir as orientações do seu dentista é essencial para manter todas as funções bucais saudáveis após a colocação de seu implante, por isso o acompanhamento através de consultas periódicas é indispensável para garantir a durabilidade de seu novo dente.

LEIA MAIS
+

Higienizar o implante é a melhor receita para manter sua saúde bucal

Diferente do que os pacientes possam pensar, realizar um implante e a prótese sobre implante não significa que o tratamento chegou ao fim. O acompanhamento de um dentista ainda é essencial para manter a saúde dessa região, da mesma forma que os dentes naturais, esse implante precisa ser avaliado e higienizado regularmente.

O acompanhamento do dentista consiste em ajustes periódicos da mordida e até mesmo a remoção ou troca de parafuso ou até de algum componente protético do implante para higienização, isso porque as faltas de cuidados com a região levam ao desenvolvimento de doenças na gengiva e na estrutura óssea que podem resultar na perda do implante - mucosite e peri-implantite.

Os sintomas podem ser sutis - inchaço na gengiva, dor e até mesmo a mobilidade do implante podem ser sinais de que o local precisa ser reavaliado e passar por uma manutenção.

O paciente pode evitar esses problemas realizando a higienização com escovação, fio dental e enxaguante bucal diariamente, em sua própria casa, além de manter o acompanhamento com um dentista que vai definir as datas exatas necessárias para esses retornos.

Quando estiver no consultório aprenda as melhores formas de manter a higienização em dia com produtos que garantem a limpeza de sua prótese, como escovas interdentais, unitufos, dentre outras dicas que o dentista pode indicar especialmente para o seu caso - prótese parcial, unitária, total, fixa ou removível.

Acompanhe nosso blog! Aprenda mais sobre cuidados e evite a perda de seu implante por falta de informação.

LEIA MAIS
+

Implantodontia ou Implantodontia Dentária

Entre os diversos ramos da odontologia, a implantodontia dentária pode ser considerada a mais revolucionária de todas. Pois devolve ao paciente a oportunidade de poder recuperar dentes perdidos por má higiene bucal, doenças periodontais (doenças gengivais) ou trauma sofrido na arcada que resultou na perda dos dentes.

O resultado apresentado pela implantodontia ou implantodontia dentária é bastante natural. O paciente volta a ter a segurança na mastigação e a aparência estética semelhante ao que tinha quando possuía a dentição natural.


A técnica da implantodontia dentária pode ser realizada tanto na mandíbula (arcada inferior) como na maxila (arcada superior).


 A UTILIZAÇÃO DE PRÓTESES EVOLUIU COM BRANEMARK

A utilização de próteses é conhecida há muitos séculos. Arqueólogos encontraram indícios de que a técnica já era utilizada pelos fenícios, há mais de 4.000 a.C.. Era uma mandíbula com prótese em ouro, constituída por um fio do metal nobre e que acabava em seis dentes, que tinham a função de fixar a prótese. A preservação dessa prótese bem rústica só foi possível porque o ouro é um material que tem propriedade de preservação muito grande.

Em 1960, o professor sueco Per Ingvar Branemark deu um passo importante para o aperfeiçoamento da implantodontia dentária ou
implante dentário. Em seus experimentos ele inseriu uma tíbia de titânio em um coelho a fim de saber as reações do organismo do animal ao material. Para sua surpresa, o titânio e o osso do coelho começaram a se integrar espontaneamente, sem haver rejeição. Ele descobriu que o titânio poderia ser utilizado em diversos procedimentos cirúrgicos sem o risco de infecção.

Apesar de ser um professor, Branemark foi o pioneiro em utilizar o titânio em maxilar e mandíbula de um paciente, abrindo caminho para a implantodontia dentária moderna. Sua iniciativa despertou a indignação da Comunidade Odontológica Sueca que via com reticência um pesquisador realizar procedimentos odontológicos.

O trabalho de Branemark foi de vital importância para o aprimoramento da implantodontia dentária atual. A descoberta de que o titânio é um material que permite a osseointegração total fez com que os tratamentos dentários para a colocação de implantes dessem um salto extraordinário para a qualidade e conforto do paciente.

LEIA MAIS
+

Planejamento odontológico para cirurgia

A colocação de implante dentário é um procedimento cirúrgico, apesar de sua rápida execução. É preciso um planejamento odontológico para a cirurgia para que tudo saia conforme o previsto.

O cirurgião dentista, profissional capacitado a realizar o procedimento, faz uma análise da arcada, os objetivos do paciente e solicita os exames necessários para a execução da cirurgia. Esta fase envolve a análise visual da mandíbula do paciente, a existência de dentes e de espaços protéticos, tomografia computadorizada 3D, hemograma, modelos de gesso da arcada e de cada dente.


Dependendo da gravidade do paciente, como em casos de acidentes em que há perda de dentes e comprometimento da base óssea da arcada, o cirurgião dentista pode solicitar uma tomografia juntamente com uma prototipagem
que abrange toda a face. Assim, é possível verificar a estrutura do rosto do paciente e saber como ela se encontra.


O PLANEJAMENTO ODONTOLÓGICO PARA A CIRURGIA É DETALHADO

Essa etapa inicial, que envolve o planejamento odontológico para a cirurgia, é necessária para que tudo seja feito conforme as normas estabelecidas.

Existem dois tipos de procedimentos, um realizado em dois tempos, em que o implante é colocado na base óssea, espera-se sua cicatrização e posteriormente é colocada a prótese. O outro procedimento é a ?carga imediata?, quando o implante dentário e a prótese provisória adaptada sobre o implante é instalada no mesmo ato cirúrgico, se tornando um tratamento mais rápido a resolução do tratamento.
 

Em uma sessão é colocado o implante com pino de titânio e a prótese. O paciente já sai do consultório com um novo sorriso.

No caso da carga imediata, como a osseointegração ocorre com a prótese colocada, o paciente precisa de cuidado redobrado para que a estabilidade do implante não seja afetada. Nas primeiras semanas a alimentação deve ser baseada em alimentos mais macios, caldos e sopas. Alimentos duros estão proibidos para evitar o risco de movimentação do implante.

O planejamento odontológico para a cirurgia é formalmente documentado em detalhes para que paciente e dentista possam acompanhar todas as etapas do tratamento.   

LEIA MAIS
+

Tempo de cicatrização do implante

A colocação de implante dentário é um procedimento cirúrgico, apesar de sua rápida execução. Existem dois modos de procedimentos, um realizado em dois tempos, em que o implante é colocado na base óssea, espera-se sua cicatrização e posteriormente é colocada a prótese. O outro procedimento é a "carga imediata", quando o implante dentário tem o tempo para cicatrizar menor. Cada técnica de implante dentário tem um tempo para cicatrizar.

O IMPLANTE DENTÁRIO E O TEMPO PARA CICATRIZAR DEPENDEM DO TIPO DE PROCEDIMENTO E DA QUALIDADE ÓSSEA E A SAÚDE DO PACIENTE

O procedimento é realizado em dois tempos: primeiro ocorre a cirurgia, depois a instalação do implante de titânio com uma pequena incisão cirúrgica para se alcançar a base óssea. Após a osseointegração ser iniciada começa a confecção da prótese sobre implante, dando início às moldagens e seleções de componentes protéticos que serão responsáveis pela ligação entre implante e prótese.

Os estudos realizados pelo pioneiro desse procedimento, Per Ingvar Branemark davam conta que a osseointegração da tíbia de titânio inserida nos animais utilizados nas experiências ocorria em um período relativamente longo até a total cicatrização.

 
Logo após a colocação do implante o paciente deve ter cuidado para evitar qualquer tipo de impacto sobre ele. Se isso ocorrer, o implante pode ficar mole e se mover, ocasionando infecção que vai agravar a cirurgia. O implante dentário e o tempo para cicatrizar vai se prolongar. Pode até não acontecer a osseointegração e a solução é a retirada do implante dentário.

O TITÂNIO CONTRIBUI PARA A OSSEOINTEGRAÇÃO

O titânio é um metal que possui uma finíssima camada de óxido que se forma naturalmente. As propriedades desse óxido permitem que o titânio e o osso se integrem e não ocorra nenhum problema de rejeição por parte do organismo do paciente. Para que a osseointegração seja feita de forma natural e segura, o implante dentário e o tempo para cicatrizar devem ser respeitados.

Em pacientes tabagistas, o implante dentário e o tempo de cicatrizar podem ficar comprometidos. Porque os elementos químicos encontrados no cigarro, como o monóxido de carbono, agem nas células dificultando a oxigenação sanguínea, alterando seu funcionamento e em alguns casos, impedem que ocorra a cicatrização natural.

LEIA MAIS
+

Moldagem de implantes para instalação da prótese

Para devolver a reabilitação oral a pacientes edêntulos (aqueles sem nenhum dente), a prótese fixa sobre implante é o procedimento mais recomendável. Mas para que o procedimento tenha resultado bastante satisfatório a etapa da moldagem precisa ser realizada com muito cuidado. Dela dependerá ou não do sucesso de todo o procedimento.

A moldagem de implantes para instalação da prótese fixa correta garante a integridade do tecido ósseo e a estrutura ao redor de onde o implante será fixado. Isso porque é feito um ajuste perfeito para colocação dos transferentes (peças que ficarão acopladas aos implantes no momento da transferência fiel em relação ao posicionamento dos implantes).

TIPOS DE COMPONENTES (INTERMEDIÁRIOS)

Existem vários tipos de componentes protéticos utilizados para instalação da próteses sobre implantes: podendo ser longos, curtos,  estéticos. A opção por um ou outro vai depender do tipo de tratamento escolhido.
 

EXISTEM DOIS TIPOS DE TRANSFERENTES: MOLDEIRA ABERTA E MOLDEIRA FECHADA

  • - Transferentes de moldeira fechada: São parafusados sobre a plataforma do implante ou plataforma do minipilar, usados para que seja feita a moldagem da transferências desses implantes osseointegrados da arcada. Os transferentes de moldeira fechada, permanecem na boca após a moldagem de implantes e são utilizados para instalação da prótese e depois são retirados, conectados à cópia do implante (análogos).
  • - Transferentes de moldeira aberta: Possuem paredes paralelas e são fixados nos implantes por meio de parafusos passantes. Para a moldagem de implantes dentários para instalação de prótese é utilizada a moldeira aberta ou moldagem indireta que são parafusadas nos parafusos-guia. Existem moldeiras com uma abertura para facilitar o encaixe, pois permite visualizar todo o procedimento e a sua correta posição. Na retirada do molde os transferentes são desparafusados e retirados. Os análogos são então parafusados sobre os parafusos-guia e o molde de silicone é retirado para confecção do modelo em gesso.

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA MOLDAGEM DE IMPLANTES PARA INSTALAÇÃO DE PRÓTESE

O mais novo recurso incorporado pela moldagem de implantes para instalação da prótese é a impressão 3D. É realizada uma tomografia de alta precisão para obtenção do desenho virtual de toda arcada. Depois, a impressora 3D faz o processamento do arquivo digital e realiza a impressão do modelo. A nova técnica é muito mais precisa e reduz o tempo de produção da prótese. 

LEIA MAIS
< 1 2 3 4 5 6 7 >

MARCAS DE IMPLANTES

A Vital Implantes trabalha com as melhores marcas de implantes disponíveis no mercado, que garantem a segurança e tranquilidade ao paciente.

Marcas de Implantes - Straumann Marcas de Implantes - Bionnovation Marcas de Implantes - Neodent Marcas de Implantes - SIN Marcas de Implantes - INP Marcas de Implantes - Nobel Biocare Marcas de Implantes - Conexão Marcas de Implantes - P-I Branemark Marcas de Implantes - Titaniumfix Marcas de Implantes - Dentoflex