FALE CONOSCO:
11 3392-2195
11 3392-5196
RECEBA NOSSA LIGAÇÃO AGENDE UMA AVALIAÇÃO

ARTIGOS E NOTÍCIAS
SOBRE IMPLANTES DENTÁRIOS

O segmento de implantes dentários sempre tem novidades que interessam a todas as pessoas. Por isso, a Vital Implantes está sempre buscando informações para que clientes e o público em geral fiquem bem informados e saibam as mais recentes descobertas sobre implantes dentários.

:: Artigo em Destaque

Tenha um novo sorriso permanente em apenas um dia!

Reconstruir seu sorriso completamente em pouco tempo já é uma realidade nos consultórios que investem e acompanham as inovações tecnológicas, como a Vital Odonto, que possui todos os equipamentos e profissionais para realizar a técnica de carga imediata.

Essa é uma opção para quem precisar realizar um implante ou mais, para restabelecer suas funções bucais, mas dispõe de pouco tempo para frequentar o consultório de um odontologista. Todo o procedimento, desde a cirurgia para a instalação dos pinos de titânio até o encaixe da prótese dentária definitiva, pode ser realizado em apenas um dia, sem a necessidade de aguardar o período de cicatrização, como acontece em um processo padrão de instalação do implante dentário.

No máximo em 72 horas, o paciente terá todo o seu sorriso reconstituído, seja uma pequena parte da arcada dentária, ou ela inteira. O implantodontista irá realizar uma série de exames para fazer o planejamento do processo, verificando se a saúde bucal está em condições para passar por um processo intenso como esse. Uma das principais condições para possibilitar a realização da carga imediata é o nível da densidade óssea do paciente, que precisa estar adequado para receber o pino de titânio e toda a estrutura que forma o novo dente.


Quando o paciente não apresenta o volume ósseo adequado, será necessário que o especialista faça um enxerto ósseo antes de iniciar o processo de implante do novo dente, por isso, não é possível realizar todo o tratamento em pouco tempo, mas isso não quer dizer que a pessoa não poderá reconstituir sua arcada dentária. Outro aspecto da saúde bucal que pode impossibilitar a realização da carga imediata é a presença de alguma doença periodontal, já que durante o processo cirúrgico as bactérias presentes na gengiva e que desencadearam a infecção podem chegar até o osso, agravando o quadro.

Caso seja identificada alguma doença na gengiva, o especialista irá prescrever antibióticos e um tratamento específico para recuperar a saúde do tecido antes de realizar a implantação do pino de titânio.  

LEIA O ARTIGO COMPLETO
+

Faça seu implante dentário sem medo da anestesia

São diversos os procedimentos realizados em um consultório odontológico que necessitam da aplicação de uma anestesia local, como por exemplo o processo cirúrgico para a instalação de um implante dentário ou a realização de um enxerto ósseo.

Junto com a necessidade de aplicação de uma anestesia, normalmente surge também o receio do paciente quanto aos seus efeitos. A anestesia odontológica é bem diferente das anestesias utilizadas pelos médicos, para a realização de outros procedimentos cirúrgicos. Um dos principais diferenciais está em sua aplicação.

A dor ou sensações negativas provocadas pela picada da agulha da anestesia podem ser atenuadas por um anestésico tópico, como uma pomada aplicada na gengiva, que irá anestesiar o local antes da aplicação. Paciente e especialista podem, ainda, optar pela utilização do óxido nitroso, um gás que ao ser inalado provoca uma sensação de relaxamento e pode até possibilitar a realização de alguns procedimentos sem a necessidade da anestesia.

Não é o caso dos implantes dentários, que por ser um procedimento cirúrgico mais invasivo tornam o auxílio das anestesias locais indispensável. Outro diferencial importante é que a anestesia utilizada em consultórios odontológicos não impossibilita o paciente de realizar nenhuma outra atividade após a realização do procedimento.

Ele pode comparecer ao consultório sozinho, sem se preocupar com efeitos colaterais sedativos, como sonolência, incapacidade de caminhar ou dirigir, etc. Normalmente o paciente sairá do consultório odontológico apenas com a sensação de dormência na boca - a única região que terá suas funções comprometidas momentaneamente devido à aplicação anestésica.

    Quando o efeito anestésico passa, provavelmente o paciente começará a sentir dores na região tratada pelo especialista, porém, é importante que possua a indicação de quais analgésicos, anti-inflamatórios e demais medicamentos utilizar para que consiga passar pelo período de recuperação cirúrgica sem sentir dores.

    LEIA MAIS
    +

    A prótese overdenture pode ser a opção mais confortável para recuperar seu sorriso

    Existem diversas opções de reposições dentárias disponíveis para que os pacientes optem por aquela que mais lhe parece efetiva e confortável, porém, nem todos estão prontos para 
    receber exatamente o tratamento procurado inicialmente.

    Um paciente pode imaginar que a melhor forma de recuperar a sua arcada dentária é removendo os dentes restantes, quando são poucos e aparentam estar comprometidos, os 
    substituindo por implantes dentários. Porém, esse procedimento pode não ser o mais indicado, caso ele não apresente as condições ósseas adequadas para receber toda essa grande quantidade de pinos de titânio necessários para substituir todos os dentes, um a um. 

    Isso quer dizer que o impacto desse tipo de procedimento pode ocasionar uma lesão bucal e, em vez de solucionar um problema, acaba o agravando. Portanto, antes de iniciar um procedimento, o especialista irá analisar os resultados de todos os exames intra e extra bucais que solicitou para ter certeza de que a estrutura bucal está realmente preparada para passar pelo procedimento escolhido.

    Porém, caso o paciente realmente não possa ter implantes dentários múltiplos, ele pode optar pela prótese overdenture.

    Esse tipo de prótese une a fixação e estabilidade de um implante dentário com  estrutura similar a de uma prótese total removível (dentadura). 

    Através de poucos pinos de titânio - quantidade estabelecida de acordo com a necessidade do paciente e a capacidade de sua estrutura óssea bucal - é possível encaixar uma prótese 
    dentária completa, que ficará afixada diretamente no osso.

    Como funciona a prótese overdenture

    A prótese total funcionará como um implante dentário, sem o perigo de se soltar ou deslizar enquanto o 
    paciente se alimenta ou conversa, porém ainda poderá ser retirada, para sua higienização, por exemplo, como uma dentadura.

    A utilização da prótese overdenture poderá, posteriormente, conforme a necessidade do paciente e condições de sua saúde bucal, ser substituída por implantes dentários tradicionais.

    LEIA MAIS
    +

    Os tipos de implantes existentes e funcionalidades de cada um

    Muitas pessoas não sabem, mas a perda dos dentes na idade adulta ou na terceira idade é um problema extremamente comum que afeta milhares de homens e mulheres no mundo todo. Seguindo a opinião de diversos dentistas, se o problema realmente ocorrer, é necessário fazer a reabilitação bucal, que garante o restabelecimento da estética e das funções mastigatórias.

    Para promover esta reabilitação, a odontologia moderna possui algumas tecnologias especiais, conhecidas como implantes. Este procedimento constitui a colocação de uma peça de titânio, elaborada para substituir as raízes que não suportam a implementação de uma prótese. Quer saber um pouco mais sobre implantes? Então, não deixe de acompanhar a próximas informações:

    Implante ósseo integrado

    O implante ósseo integrado é, sem dúvidas, a opção mais recomendada pelos dentistas devido à facilidade de recuperação e aceitação da peça pelo paciente. O procedimento é feito sob anestesia para que o paciente não sinta nenhuma dor ou desconforto. O pós-operatório necessita de alguns cuidados especiais, que serão indicados pelo profissional cirurgião. É necessário esperar entre 4 a 6 meses para a colocação da prótese.

    Implante Overdenture

    O implante overdenture é uma das opções mais práticas para quem deseja fazer a reabilitação bucal, sendo constituído de apenas dois ou quatro pinos de titânio. A prótese instalada sobre os pinos é totalmente removível, porém, oferece maior fixação e conforto quando comparada à prótese convencional, também conhecida com dentadura. O procedimento para a colocação do implante overdenture é feito após a confecção de moldes especiais que determinam a altura, largura e formato dos dentes artificiais.

    Implante protocolo

    Conhecido também como protocolo dentário, este tipo de implante é uma das últimas inovações da odontologia. O implante protocolo consiste na implementação de raízes artificiais de titânio em toda extensão da arcada, promovendo o suporte ideal para colocação da prótese total fixa. O procedimento só pode ser feito por um cirurgião especializado, que irá administrar anestesia e aconselhará diversos cuidados para um pós-operatório bem tranquilo.     

    LEIA MAIS
    +

    Restaurações X Implantes dentários

    Antes de optar por extrair um dente quebrado, por exemplo, é importante verificar a possibilidade de realizar uma restauração na estrutura do dente que restou na boca. Além de traumas, os dentes podem ser comprometidos por diversos outros problemas, como o simples desgaste que ocorre ao longo do tempo e a presença de cáries, capazes de corroer as estruturas dos dentes.

    Esses dentes quebrados ou danificados precisam ser restaurados para evitar que sejam perdidos ou que permaneçam com uma estrutura inadequada, sendo um incômodo funcional e estético para o paciente. Consultórios preparados tecnologicamente possibilitam a realização de restaurações com diversos tipos de materiais, como resina ou amálgama.

    Todos os tipos de restaurações se desgastam com o tempo e precisam ser refeitas ou passar por algum tipo de manutenção ao longo do tempo, diferente de um implante dentário, que após serem colocados não precisam de retoques estéticos em sua estrutura, a menos que sofram algum trauma. Em contrapartida, um implante dentário só pode ser realizado como substituição de um dente, ou seja, um dente natural precisa ser completamente extraído para dar lugar a ele.

    A durabilidade das restaurações está suscetível aos hábitos do paciente. Por exemplo, uma restauração de resina pode amarelar em menos de seis meses caso o paciente seja tabagista. Além disso, a falta de higiene bucal também pode comprometer a durabilidade dessa restauração. Um paciente que cuida de sua higiene bucal e não possui o hábito de fumar pode garantir a durabilidade de uma restauração de resina por aproximadamente cinco anos, podendo ultrapassar essa média.

    Já uma restauração de amálgama, que esteticamente não é tão agradável para os pacientes como a resina, devido a sua coloração acinzentada, tem uma maior durabilidade, podendo permanecer na boca do paciente durante toda a vida, desde que receba algumas manutenções específicas no consultório odontológico de tempos em tempos. O paciente sempre pode escolher o tratamento que considera mais adequado para recuperar seu sorriso, porém o dever do especialista é indicar como funciona cada uma das opções. Uma restauração pode não ser suficiente para recuperar um dente comprometido, que pode ainda contribuir com o desenvolvimento de outras doenças bucais caso permaneça na arcada dentária.

    A extração de um dente e substituição por um implante dentário pode ser a melhor escolha, dependendo da situação de um ou mais dentes. Busque sempre o auxílio de um especialista e tire todas as suas dúvidas antes de optar por um tratamento, evitando frustrações quanto ao resultado esperado após a realização de uma restauração ou de um implante dentário.

    LEIA MAIS
    +

    Quando realizar um implante dentário

    Quando o assunto é implante dentário, muitos pacientes ficam confusos sobre qual seria a melhor opção para o seu caso, já que existem inúmeros tratamentos disponíveis. O especialista poderá indicar quais são as opções de tratamentos para a reposição de dentes em cada caso, mas é o paciente quem precisa escolher aquela que lhe deixe mais confortável.

    Uma das principais dúvidas que surgem nos consultórios odontológicos é a de quando manter um dente natural e quando substituí-lo por um implante dentário, principalmente quando o dente em questão está comprometido por problemas periodontais. Uma grande perda da coroa do dente pode fazer com que reste somente sua raiz, já que ela pode simplesmente ceder em um trabalho de restauração dentária.

    Outro exemplo comum de caso em que a substituição do dente pode ser uma boa opção é quando o paciente possui uma grave lesão endodôntica e um tratamento de canal pode não ser suficiente para sua recuperação ou quando existe a reabsorção do osso no local. É obrigação do odontologista mostrar para o paciente quais são as opções possíveis para restaurar sua saúde bucal, identificando os prós e contras de cada uma delas, contribuindo para que o paciente opte por aquela que mais se encaixa com seu estilo de vida e necessidades. O paciente pode optar por tentar recuperar o dente lesionado, porém deve estar ciente dos riscos que corre, até mesmo o de, inevitavelmente, perder o dente devido a sua fragilidade, durante a realização do procedimento.

    O odontologista poderá também mostrar ao paciente os motivos pelos quais um tratamento não é possível, indicando uma opção que possua um resultado equivalente ao que ele gostaria. Por exemplo, a falta de uma base óssea íntegra pode impossibilitar a realização de um implante dentário, sendo necessária a realização de um enxerto ósseo para que o procedimento seja realizado. Enquanto o implante dentário não acontece, o paciente pode utilizar uma ponte móvel ou uma prótese removível, como a dentadura, para que não se sinta desconfortável durante o período em que aguarda para colocar o seu novo dente.    

    LEIA MAIS
    +

    Entenda como é feita a carga imediata em implantes dentários

    A carga imediata sobre um implante significa que o os implantes dentários ficam prontos para receber o impacto de força da mastigação assim que são implantados, sem que o paciente precise esperar um período para que a gengiva se cicatrize. Isso quer dizer que, em apenas uma sessão, o paciente pode recuperar seu sorriso através da realização de implantes dentários unitários ou múltiplos.

    Porém, antes de iniciar esse procedimento, o especialista precisa ter certeza de que a saúde bucal e a base óssea estão prontas para receber os pinos de titânio sem comprometer a saúde do paciente. Através de tomografias computadorizadas em 3D, o especialista analisa a arcada dentária, reduzindo a possibilidade de transtornos no processo cirúrgico ou o insucesso dos implantes.

    Através dos exames pré-operatórios, o implantodontista verifica a condição dos dentes naturais que ainda existem na boca, a posição da mordida, a coloração, a curvatura e o tamanho dos dentes, para que possa realizar o planejamento cirúrgico adequado para a inserção de um ou mais implantes no mesmo dia. O especialista pode, também, indicar a extração de um ou mais dentes e sua substituição por implantes para garantir a recuperação total das funções bucais.

    Às vezes, recolocar apenas o dente faltante pode não ser o suficiente para reconstruir a arcada de forma satisfatória e a substituição de dentes pode ser a melhor opção para isso.    

    LEIA MAIS
    +

    Diabéticos e hipertensos também podem ter implantes dentários

    Muitas pessoas portadoras de diabetes ou hipertensas acabam não fazendo um implante dentário por medo de como seu organismo irá reagir durante a cirurgia ou no período de recuperação.

    Porém, profissionais especializados em implantodontia estão preparados para atender todos os tipos de pacientes, inclusive os que possuem limitações em sua saúde. Para isso, os profissionais responsáveis solicitam exames pré-operatórios específicos para garantir que esse paciente está em condições de passar por esse tipo de procedimento.

    A interação entre o odontologista e o médico responsável pelo tratamento da pressão alta ou da diabetes pode contribuir muito para o sucesso do procedimento de implante dentário. Pacientes hipertensos, por exemplo, precisam controlar sua condição com o acompanhamento de um cardiologista para ter certeza de que a pressão arterial está controlada antes de receber seu implante dentário.

    Porém, mesmo com todos os cuidados, alguns fatores, como um alto nível de hipertensão, idade avançada e outras doenças associadas, fazem necessária a realização do procedimento de implante dentário dentro de um ambiente hospitalar, para garantir que o paciente tenha acesso ao tratamento imediato caso apresente qualquer complicação em sua saúde decorrente do processo cirúrgico bucal.

    Os pacientes hipertensos se preocupam com um alto nível de sangramento que pode acontecer durante a realização da cirurgia, já a preocupação de um paciente diabético é, principalmente, quanto ao período de recuperação e cicatrização pós-operatório e ao risco de infecções.

    A realização dos exames pré-operatórios para verificar se o paciente tem condições de passar por uma cirurgia, mesmo que simples como é o caso dos implantes dentários, reduz significativamente esses riscos. Com todos os cuidados e uma equipe de odontologistas preparados para o atendimento, o resultado final do procedimento de implante dentário em pessoas que possuam alguma dessas doenças crônicas é exatamente igual ao de uma pessoa que não apresenta nenhum problema de saúde.

    LEIA MAIS
    +

    A falta de dentes pode levar à alteração da fisionomia

    Não são apenas as funções bucais, como a fala e a mastigação, que são afetadas pela perda de dentes. A falta de um ou mais dentes na boca pode alterar a própria fisionomia da pessoa, mudando o seu rosto ao longo do tempo. Isso acontece porque os músculos da face ficam flácidos devido à ausência dos dentes que auxiliavam em sua sustentação.

    Quando se perde um dente, por exemplo, os demais dentes se ajustam para que se acomodem adequadamente na nova projeção da arcada dentária, compensando esse espaço vazio que surgiu na gengiva. A perda óssea também é ocasionada pela falta de parte da dentição e é um dos motivos que desencadeiam a flacidez muscular facial, contribuindo com a mudança de fisionomia.

    A principal solução para esses problemas é o implante dentário, capaz de recuperar todas as funções bucais e evitar os prejuízos decorrentes da perda da dentição como a própria mudança do formato do rosto. Porém, a agilidade para a realização desse procedimento de implante dentário faz toda a diferença.

    A perda óssea, que ocorre após um longo período de ausência de dentes, pode dificultar o processo para a implantação de um novo dente. Isso porque base óssea não pode ser inferior a 1/3 que a altura do implante e, quanto mais íntegra estiver a região, maiores serão as chances de sucesso do implante.

    Com a base óssea está em boas condições, é possível realizar procedimentos rápidos de implantes dentários, como a carga imediata, quando um ou mais implantes dentários são realizados em uma única sessão, não sendo necessário que o paciente faça vários retornos ao consultório odontológico para concluir o procedimento.


    Quando a base óssea não está completamente íntegra, o procedimento para a realização de um ou mais implantes dentários leva algumas sessões, variando em cada caso, pois um enxerto ósseo pode ser necessário para compensar a perda óssea e possibilitar a realização do implante.

    LEIA MAIS
    < 1 2 3 4 5 6 7 >

    MARCAS DE IMPLANTES

    A Vital Implantes trabalha com as melhores marcas de implantes disponíveis no mercado, que garantem a segurança e tranquilidade ao paciente.

    Marcas de Implantes - Straumann Marcas de Implantes - Bionnovation Marcas de Implantes - Neodent Marcas de Implantes - SIN Marcas de Implantes - INP Marcas de Implantes - Nobel Biocare Marcas de Implantes - Conexão Marcas de Implantes - P-I Branemark Marcas de Implantes - Titaniumfix Marcas de Implantes - Dentoflex