Diabéticos e hipertensos também podem ter implantes dentários

Muitas pessoas portadoras de diabetes ou hipertensas acabam não fazendo um implante dentário por medo de como seu organismo irá reagir durante a cirurgia ou no período de recuperação.

Porém, profissionais especializados em implantodontia estão preparados para atender todos os tipos de pacientes, inclusive os que possuem limitações em sua saúde. Para isso, os profissionais responsáveis solicitam exames pré-operatórios específicos para garantir que esse paciente está em condições de passar por esse tipo de procedimento.

A interação entre o odontologista e o médico responsável pelo tratamento da pressão alta ou da diabetes pode contribuir muito para o sucesso do procedimento de implante dentário. Pacientes hipertensos, por exemplo, precisam controlar sua condição com o acompanhamento de um cardiologista para ter certeza de que a pressão arterial está controlada antes de receber seu implante dentário.

Porém, mesmo com todos os cuidados, alguns fatores, como um alto nível de hipertensão, idade avançada e outras doenças associadas, fazem necessária a realização do procedimento de implante dentário dentro de um ambiente hospitalar, para garantir que o paciente tenha acesso ao tratamento imediato caso apresente qualquer complicação em sua saúde decorrente do processo cirúrgico bucal.

Os pacientes hipertensos se preocupam com um alto nível de sangramento que pode acontecer durante a realização da cirurgia, já a preocupação de um paciente diabético é, principalmente, quanto ao período de recuperação e cicatrização pós-operatório e ao risco de infecções.

A realização dos exames pré-operatórios para verificar se o paciente tem condições de passar por uma cirurgia, mesmo que simples como é o caso dos implantes dentários, reduz significativamente esses riscos. Com todos os cuidados e uma equipe de odontologistas preparados para o atendimento, o resultado final do procedimento de implante dentário em pessoas que possuam alguma dessas doenças crônicas é exatamente igual ao de uma pessoa que não apresenta nenhum problema de saúde.