Um pouco de história sobre o implante dentário

O implante dentário com base de titânio surgiu na década de 60 na Suécia e foi idealizado pelo professor Per-Ingvar Branemark. Ele verificou que o titânio, diferente de outros materiais, possibilitava a osseointegração.

Essa mudança fez subir para 95% a taxa de sucesso de um implante dentário e, normalmente, os problemas com o implante surgem de forma individual, como por exemplo, a má higienização, capaz de causar doenças periodontais (na gengiva) devido ao acúmulo de bactérias, exatamente como acontece na dentição natural.

Antes dessa descoberta, os implantes dentários eram bastante suscetíveis à rejeição, pois eram fabricados com compostos metálicos que poderiam facilmente ser encapsulados, causando infecções e atrapalhando a reconstituição das funções bucais, como a mastigação.

Com o passar do tempo essa técnica evoluiu, a princípio os implantes levavam cerca de seis horas para serem feitos, a cirurgia era realizada em hospitais e o paciente precisava receber anestesia geral. Atualmente um procedimento com o mesmo resultado, feito com os mesmos materiais, é realizado em duas horas na cadeira do consultório odontológico, sendo necessário apenas a aplicação da anestesia local.

O próprio pino de titânio que é implantado no osso do maxilar e serve de base para a prótese do implante passou por aperfeiçoamentos, como sua texturização, o tornando similar a um parafuso, contribuindo para agilizar o processo de osseointegração, que pode levar de três a seis meses para se completar. O valor inicial para a realização de um implante dentário também foi reduzido ao longo do tempo, contribuindo para a sua popularização.

Assim que surgiu no Brasil, há aproximadamente 28 anos, os implantes dentários custavam cerca de três mil reais, com componentes básicos, atualmente é possível reduzir em até 50% esse valor, dependendo do material utilizado.

Além de corresponder às expectativas de quem quer recuperar sua capacidade total de mastigar os alimentos e não sentir desconforto durante as refeições, os implantes dentários são esteticamente satisfatórios, pois se assemelham visualmente e estruturalmente aos dentes naturais.