Próteses híbridas X Próteses overdenture

Entenda as principais diferenças entre as próteses que são fixas nos implantes bucais:

Próteses híbridas

As próteses dentárias híbridas são fixadas por pinos de titânio no osso bucal, como um implante dentário simples, porém são capazes de substituir vários dentes de uma só vez. Essa prótese é formada por dentes e base feitos em acrílico, sendo possível também a inclusão de uma estrutura metálica para torna-la mais robusta.

Essa solução é conhecida também como Protocolo de Carga Imediata e é indicada por implantodontistas principalmente quando o paciente perdeu todos os dentes, superiores ou inferiores da arcada dentária.

A carga imediata também pode ser indicada quando os dentes remanescentes já estão tão deteriorados que sua revitalização é praticamente impossível e podem comprometer a saúde bucal.
Nesses casos, os dentes comprometidos são removidos para que a prótese híbrida seja instalada adequadamente.

Próteses overdenture

De forma similar às próteses híbridas, as próteses semi-fixas, também conhecidas como próteses overdenture, substituem vários dentes que foram perdidos através de uma estrutura que precisa de poucos pinos de titânio, poupando o desgaste dos ossos para a instalação dessas peças.

Esse tipo de prótese, porém, possui a vantagem de que pode ser retirada, como uma dentadura, para que a higienização da peça e da boca sejam realizadas completamente, evitando o desenvolvimento de doenças decorrentes do acúmulo de bactérias.

Diferente de uma dentadura, porém, essa prótese fica literalmente encaixada em barras ou orings sobre as plataformas dos implantes instalados, através dos pinos que são utilizados também para a realização de implantes dentários individuais.

Dessa forma, todos os riscos decorrentes da utilização de uma prótese removível, como a dentadura, são eliminados, como a mobilidade da peça enquanto a pessoa conversa ou mastiga. Essa mobilidade pode causar ferimentos na boca, que com a ação das bactérias, evoluem para infecções que podem comprometer a saúde.

Caso esteja em dúvida sobre qual o melhor processo para recuperar definitivamente seu sorriso sem ter maiores prejuízos com sua saúde bucal, consulte a Vital Odonto Implantes.

Indicaremos os exames adequados que precisam ser realizados para traçarmos o melhor plano para garantir que todas as suas funções bucais sejam restabelecidas.