FALE CONOSCO:
11 3392-2195
11 3392-5196
RECEBA NOSSA LIGAÇÃO AGENDE UMA AVALIAÇÃO

Como começou a implantodontia

Artigo
A implantodontia é considerada a terceira dentição, pois devolve as funções de mastigação e a aparência estética de quem já perdeu algum dente ou todos. O resultado da Implantodontia é bastante natural e muito superior ao uso de próteses. Sabemos que em humanos ocorrem duas dentições:

  • - A primeira aparece por volta de 1 ano e meio de idade e dura aproximadamente até os 6 ou 7 anos.
  • - A segunda dentição surge logo após a queda dos dentes da primeira dentição. É ela que permanecerá para o resto da, isto é, se for realizada a higienização e limpeza corretas dos dentes.

IMPORTÂNCIA DO CUIDADO COM OS DENTES

Nem todos cuidam do dente diariamente e da forma correta. Depois de algum tempo de descaso com a dentição, é natural que apareçam as cáries e até possíveis doenças na gengiva. Se a doença estiver muito avançada, não existe outra solução senão arrancar o dente doente.

Se antes as próteses (dentaduras) ou pivôs eram as únicas alternativas para poder estampar um sorriso novamente, agora existem a Implantodontia, que fixa as próteses, ou dentes artificiais, diretamente na base óssea da boca do paciente (chamado de implante dentário). 

O resultado é bastante natural e seguro. Implantes de titânio são implantados nos ossos maxilares da pessoa. Funcionam como a raiz de um dente. O material do pino não causa rejeição e com o tempo, osso e pino se integram etapa conhecida como osseointegração.

Após a solidificação dos pinos no osso maxilar são colocadas próteses (parciais ou totais - um ou mais dentes) feitas com material resistente e muito semelhantes aos dentes naturais. As próteses são ?parafusadas? nos pinos onde ficam solidamente imóveis. É por isso que a Implantodontia pode ser considerada a terceira dentição, pois devolve a aparência natural e a mastigação de quem perdeu os dentes.

A HISTÓRIA NO USO DE PRÓTESES

Não é de hoje que os dentes causam tremenda dor aos humanos. Pesquisadores da Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, descobriram uma bactéria que causava cáries e muita dor de dente aos nossos antepassados que viveram há mais de 100 mil anos.

Em época mais próxima (se é que pode ser considerada assim) por volta de 60 mil anos atrás, foram descobertas em Madri, dois molares de Neandertais com marcas de gravetos indicando que eles faziam a higiene bucal.

O povo Fenício, que viveu em 4000 a.C., já tinha conhecimento de prótese dentária. Foi encontrada uma mandíbula com fio de ouro que fixava seis dentes em escavação dessa civilização. A técnica foi aperfeiçoada pelos Etruscos (séc. VI a.C.) que utilizavam aros de ouro fundidos em lâminas resistentes. A solda era tão boa que se manteve intacta quando foi encontrada em 1885.

Também foram encontrados indícios de próteses em sítios arqueológicos do povo Egípcio, Romano e também nos Maias. Nada que representasse um salto na técnica aperfeiçoada dos Etruscos ou muito significativo para a odontologia.

No ano de 1728, Pierre Fauchard descreve em um trabalho científico, duas próteses completas superiores feitas em madeira, encontradas no Japão. Outras 120 próteses completas (entre inferiores e superiores) foram achadas. Os dentes eram talhados em lascas de mármore, ossos de outros animais e até de dentes humanos.

As próteses evoluíram
no decorrer do tempo e somente em 1969, Per Ingvar Branemark, um professor sueco, publicou estudos sobre a osseointegração. Suas experiências realizadas em coelhos mostravam que o titânio inserido na fíbula dos animais era difícil de ser removido. Isso provava que o metal estava integrado ao osso do coelho.

A descoberta de Branemark foi importante para o aperfeiçoamento da Implantodontia, pois trouxe maior segurança e qualidade à aplicação das próteses. 

CONHEÇA A CLÍNICA VITAL IMPLANTES

A clínica Vital Implantes foi planejada com o objetivo de oferecer tratamentos odontológicos de alto nível: possui equipamentos de ponta, conta com profissionais especializados, o atendimento é personalizado e as instalações são confortáveis.

SAIBA MAIS
Sobre a clínica

PRÓTESE SOBRE IMPLANTE

Indicado para quem teve perda dos dentes. A prótese sobre implantes é fixada por pinos de titânio que oferecem segurança na mastigação e nas atividades cotidianas do paciente.

MARCAS DE IMPLANTES

A Vital Implantes trabalha com as melhores marcas de implantes disponíveis no mercado, que garantem a segurança e tranquilidade ao paciente.

Marcas de Implantes - Straumann Marcas de Implantes - Bionnovation Marcas de Implantes - Neodent Marcas de Implantes - SIN Marcas de Implantes - INP Marcas de Implantes - Nobel Biocare Marcas de Implantes - Conexão Marcas de Implantes - P-I Branemark Marcas de Implantes - Titaniumfix Marcas de Implantes - Dentoflex