FALE CONOSCO:
11 3392-2195
11 3392-5196
RECEBA NOSSA LIGAÇÃO AGENDE UMA AVALIAÇÃO

Osseointegração do implante dentário

Artigo
O grande sucesso dos implantes se deve à descoberta de Per Ingvar Branemark. Foi este pesquisador sueco quem descobriu que o titânio é um material que, quando implantado em humanos, não sofre rejeição por parte do sistema imunológico do organismo. Depois que o implante de titânio é inserido na base óssea, com o tempo ocorre a osseointegração de implantes dentários. O osso acaba envolvendo o titânio a tal ponto que os implantes ficam extremamente firmes, garantindo a fixação dos pinos e das próteses. No processo, é como se a base óssea "abraçasse" o metal, integrando-o à sua própria estrutura.

Isto acontece porque o titânio é um material que possui a capacidade de atrair uma microssuperfície na peça implantada. É essa fina película que permite que o osso e titânio se integrem totalmente e por completo, daí seu nome: osseointegração.

EXPERIÊNCIA DE BRANEMARK

A osseointegração foi observada pela primeira vez em 1965, quando Branemark fazia experiências com coelhos. Ele inseriu tíbias de titânio nos animais a fim de observar a reação do organismo dos coelhos ao elemento estranho. Após alguns dias, ele notou que não aconteceu nenhuma alteração ou rejeição. Depois dessa fase, ele percebeu que não só a reação não aconteceu como a tíbia de titânio estava envolvida pelo osso do coelho. 


A experiência de Branemark abriu novas perspectivas para a medicina e odontologia. A reconstrução óssea ganhou um forte aliado para que pessoas com traumas pudessem se recuperar rapidamente.

Na odontologia, a osseointegração de implantes permitiu que as próteses ficassem mais firmes e seguras e ganhassem um aspecto mais natural. A firmeza proporcionada pela osseointegração de implantes melhora a mastigação. Ela fica mais segura e eficiente. É possível comer de tudo. Alimentos muito duros precisam ser ingeridos com cuidado. Até mesmo os dentes naturais podem quebrar. Com a prótese não é diferente.


TABAGISMO E A OSSEOINTEGRAÇÃO DE IMPLANTES

Em condições normais, a osseointegração de implantes apresenta resultados bastante positivos ao paciente. Mas alguns fatores podem comprometer a eficiência da osseointegração de implantes. A mais importante e a que mais traz complicações é o tabagismo. De acordo com estudos específicos, o hábito de fumar pode causar infecções na boca e favorecer o amolecimento dos implantes. Se isso ocorrer é preciso removê-los.

A osseointegração de implantes pode ficar comprometida, tanto no início do tratamento quanto no período posterior à colocação dos pinos de titânio

O tabaco pode comprometer o sucesso da osseointegração de implantes, tanto na fase inicial como a longo prazo. O fumo pode reduzir a capacidade de cicatrização do implante, além de ocasionar gengivites ou inflamação das gengivas.

CONHEÇA A CLÍNICA VITAL IMPLANTES

A clínica Vital Implantes foi planejada com o objetivo de oferecer tratamentos odontológicos de alto nível: possui equipamentos de ponta, conta com profissionais especializados, o atendimento é personalizado e as instalações são confortáveis.

SAIBA MAIS
Sobre a clínica

PRÓTESE SOBRE IMPLANTE

Indicado para quem teve perda dos dentes. A prótese sobre implantes é fixada por pinos de titânio que oferecem segurança na mastigação e nas atividades cotidianas do paciente.

MARCAS DE IMPLANTES

A Vital Implantes trabalha com as melhores marcas de implantes disponíveis no mercado, que garantem a segurança e tranquilidade ao paciente.

Marcas de Implantes - Straumann Marcas de Implantes - Bionnovation Marcas de Implantes - Neodent Marcas de Implantes - SIN Marcas de Implantes - INP Marcas de Implantes - Nobel Biocare Marcas de Implantes - Conexão Marcas de Implantes - P-I Branemark Marcas de Implantes - Titaniumfix Marcas de Implantes - Dentoflex